Seguro em Latim | 19 de janeiro de 2022 | Fonte: Pedro London

Terra a vista

Como todo bom marinheiro, é preciso muito mais do que simplesmente saber navegar. 

O Bom marinheiro se adapta ao mar no momento que ele navega, sabe a hora de navegar em mar calmo e sabe a hora de acelerar. E agora , inicio do ano em 2022 é mais do que nunca hora de acelerar : 

Pesquisa global de seguros aponta o caminho ideal para a Transformação Digital – CQCS

– “ Pano de fundo: uma explosão global de dados como nunca visto na história. Estima-se que 90% dos dados do mundo foram criados desde 2016, e a produção permanece acelerada à medida que mais partes de nossas vidas se tornam conectadas.”. 

Agora imagina você utilizando técnicas e dados de antes de 2016, vai atingir apenas 10% da população, se isso bastar, continue assim, mas sinto lhe informar, seu publico irá acabar e seu negócio vai junto.  

Estar na era digital é questão de sobrevivência, de necessidade, então vou tentar falar um pouco sobre transformação digital o como uma corretora pode se adaptar. 

A Transformação digital é baseada em 3 pilares:

1.O POTENCIAL DAS PESSOAS

Crie uma boa experiência para todas as pessoas que tem contato com sua corretora:

Clientes: Muito se fala de jornada do consumidor, mas como pode ser oferecido em uma corretora? 

a) Pessoas são treinadas, por isso precisamos estar sempre atualizados, ninguém sabe tudo, então estude comportamento humano. 

b) Tenha presentes da sua corretora (caneta personalizadas, bloco de notas e etc..) são brindes baratos, mas que fixam a sua marca na mente do cliente. 

c) Sua primeira tarefa do dia é levar coisas boas para o cliente: Anote as datas importantes, imagina você ter anotado a data de aniversário dos filhos do seu cliente e ligar para ele. Tenho certeza de que se fizer isso esse cliente nunca sairá da sua base.

d) Responda sempre prontamente seu cliente e se não tiver a resposta, fale que vai pesquisar, avisa da data que vai voltar com a informação e deixe ele a par de tudo. Transparência é uma das bases para começar a transformação digital. 

e) Evite falar de assuntos polêmicos (inerentes ao trabalho) com seus clientes e nas suas redes sociais, não há necessidade de ser polarizante (obvio que dentro do seu limite)

f) Tenha um lugar aonde o cliente possa ter todas as informações com fácil acesso (pode ser uma pasta personalizada que todo ano você imprime as apólices ou um drive personalizado (fácil e gratuito pelo google, basta ter uma conta gmail). 

2. A CULTURA PRECISA SER DIGITAL

Muitos corretores ainda vendem “porta a porta” e isso é essencial para o negócio, sabemos que o cliente se sente mais confortável, mas a presença e experiência digital vão levar sua corretora mais longe 

Foque em trazer a experiência digital no pós-venda, os corretores precisam ensinar seus clientes. Para sua corretora ser digital, alguns passos básicos devem ser dados:

a) Criação de um bom site de vendas, completo que traga confiança. 

b) Rede sociais que entregam muito conteúdo e sempre atualizadas. 

c) Ter os dados dos seus clientes em um lugar digital de fácil acesso para respostas rápidas. 

d) Mandar e-mail/whatsapp regularmente para seus clientes. 

e) Consumir e compartilhar conteúdo relevante (nesse caso vou indicar seguir no instagram a Tutum @tutum_escola_de_seguros , que traz muita informação para vocês e e-books gratuitos para aprender e até cursos 😊)

3. A TECNOLOGIA MATERIALIZA A REVOLUÇÃO

Hoje uma corretora precisa de muitos sistemas, mas 3 são indispensáveis:

a) Tenha o melhor MultiCálculo possível – ele vai trazer agilidade a todos seus processos e principalmente vai evitar stress e retrabalho. 

b) Tenha um sistema de gestão – você consegue olhar o seu negócio com uma visão mais ampla e analítica, inteligência e análise de dados são pilares líderes na revolução da sua corretora.  (Além claro de controlar todos os seus gastos com mais exatidão)

c) Tenha um bom CRM (principalmente os que possibilitam enviar comunicação para clientes)

Eu claro tenho minhas preferências de sistema, se quiserem podem me contatar que mando para vocês. 

Bom Todo marinheiro gosta de avistar Terra, nela se vislumbra novas oportunidades, ouro, comida e muito mais, essa história se repete geração atrás de geração. Na nossa vez a oportunidade é a internet, nela você pode navegar por mares mais longes, vai do corretor aproveitar. 

Se você gostou desse artigo, não deixe de comentar, compartilhar, faça ele chegar cada vez em mais corretores que vão melhorar suas vendas e consequentemente conscientizar ainda mais a população sobre a importância do seguro. 

Pedro London

Brasileiro, Curitibano por nascença e carioca por escolha, casado e pai do Miguel. Acredita que a educação informal tem o poder de mudar o mundo! CEO/Founder da Tutum-Escola de Seguros. Profissional com mais de 15 anos no mercado, iniciou sua trajetória como estagiário na Master Comunicação, sólida experiência pelo grupo Boticário atuando na categoria de Marcas e produtos e  Trade marketing. Fez o restante da sua carreira no mercado securitário aonde atuou como Lifeplanner®️️ na Prudential do Brasil e se tornou gestor comercial no Rio de Janeiro durante 5 anos. Hoje Empreende em Educação na área de seguros e criou sua própria Start-Up – Tutum - uma comunidade voltada para os amantes de seguro. Anjo investidor da Academia Médica e da Nammou.

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Um comentário

  1. LUIZ ANTONIO DE LARA BARBOSA

    10 de fevereiro de 2022 às 3:48

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