Seguro em Latim | 14 de abril de 2022 | Fonte: Pedro London

Lá vem eles de novo!

Recentemente na Coluna, comentei sobre os movimentos de Warren Buffett no mercado de Seguros! Coincidentemente, ele é um dos grandes investidores do Nubank, que agora anunciou a Expansão da parceria com a Chubb para aumentar venda de SEGURO DE VIDA e Seguro Celular, e irá entrar em outros ramos. 

Agora o impacto aumentou. Antes, impactava corretores que comercializam Seguro de Vida, mas agora a “Jiripoca vai piar” para todos. A menos, claro, que os Corretores façam sua lição de casa bem feita. 

Curioso que esses dias estava conversando com meu pai e ensinando ele a usar as plataformas de operação de Criptomoedas e ele me falou: – “Não confio muito em tudo que é somente pelo celular”.  Usando essa premissa podemos analisar o lado bom: o mercado tradicional e a economia real ainda vão perdurar por muito tempo. Analisando o lado “difícil”, esse cliente estará cada dia mais escasso. 

Agora vamos voltar ao assunto de Seguro Vida, para mim o ramo mais emblemático do Seguros para fazer comparações com vendas digitais. 

A máquina de vendas digital não consegue fazer uma venda baseada 100% no cliente e em sua real necessidade. Como assim?

  1. O preenchimento de dados de um formulário na internet é mentiroso/tendencioso – como sempre defendeu David Sandler, Fundador de uma das maiores empresas de treinamento do mundo;
  2. A venda pelo app/site não consegue identificar a emoção do cliente; 
  3. A venda não faz perguntas além do formulário;
  4. O APP não paga benefício;
  5. O APP dificilmente agrega novos produtos;
  6. Quando se tem uma dúvida, o chat (se não for um robô) é uma pessoa que não possui registro e experiência com corretagem. 

Como então eu posso destacar minha corretora?

Em cima já temos argumentos suficientes para convencer o cliente que deve fazer uma apólice com você, mas gostaria de ir além e existe uma última e inegável força: O SORRISO. 

Nenhum APP tem o sorriso que o corretor deve ter. Sorriso esse que deve ser verdadeiro, principalmente porque você tem a oportunidade de conhecer tudo o que seu cliente gosta, faz e muito mais.  Agora obviamente que somente o Sorriso não vende e sim muita técnica. 

Para finalizarmos nossa série de artigos sobre Seguro de Vida, vou deixar como brinde (😊) o passo a passo para se fazer um bom diagnóstico, e por consequência, uma venda de Seguro de Vida. 

Visita:

 – Primeiro passo da visita é criar um bom rapport com seu cliente (procure pesquisar a vida do seu cliente, para saber o que ele gosta, lugares que frequenta). Utilize essa informação com sabedoria, pergunte antes de falar.  MUITO IMPORTANTE: utilize o rapport e guarde as infos de seu cliente, principalmente em relação ao amor que ele sente pelo filho, esportes de risco que ele pratica. Tudo isso ajudarão seus argumentos no futuro. 

– Na hora de apresentar, utilize sempre a concordância tácita! Pergunte para o cliente se ele concorda com as suas preposições. Isso fará com que seu cliente se acostume a falar “sim”. 

– Sempre se porte como consultor, isso irá ajudar seu cliente a abrir mais informações para você. 

– Tenha um roteiro para pedir informações essenciais para seu cliente (além da proposta). Segue as infos essenciais:

1. Nome Completo de toda a família; 

2. Data de nascimento de todos os filhos;

3. Receita familiar; 

4. A % de responsabilidade de cada pessoa na receita de casa; 

5. Despesas de casa;

6. Bens adquiridos; 

7.  Investimento líquido; 

8. Estado de saúde. 

Com essas informações já é possível montar um cenário no mínimo viável. 

– Explique para o cliente como será o seu processo daqui para frente e AGENDE data para tudo. 

Apresentação do plano

Rapport – relembre algum fato/lugar da sua semana que você tenha lembrado do cliente, isso vai mostrar que você prestou atenção em tudo o que ele falou. 

– Seja direto, o cliente está ansioso para saber o que você montou. Lembre-se que se ele está escutando sua proposta é porque se interessou. 

– Apresente a proposta de forma clara e organizada.

– Tenha justificativa para todos os produtos/opcionais que tiverem na proposta, essa justificativa deve ser numérica, mas justifique com as emoções. 

– Por fim, mostre que você estará disponível para o cliente a hora que ele precisar. 

Enfim, quem conhece de Seguros é quem vende diariamente. Se valorize, até porque se você não valoriza, o cliente vai comprar de quem tem preço e tecnologia. 

Não sejamos cegos, e tenha a certeza que o Seguro de Vida irá crescer e todos os movimentos irão ajudar – Insurtech e corretores. Só por favor não errem, né?

Gustavo Doria Filho analisa publicação desrespeitosa sobre a atuação dos Corretores no Instagram no Pare e Pense desta quinta-feira – CQCS

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