Seguro em Latim | 23 de junho de 2022 | Fonte: Pedro London

Corretor é um caçador a moda antiga

Para os corretores, o final do mês é sinônimo de corrida para bater metas e fechar contratos. Em um mercado cada vez mais competitivo como o de seguros, ter um planejamento com estratégias e objetivos bem traçados é o que vai fazer a diferença no fechamento das contas.

Segundo a CNseg, o setor de seguros movimentou R$ 306,4 bilhões (sem considerar saúde) e teve um crescimento de 11,9% em 2021. O país é, atualmente, líder em volume de negócios na América Latina e ocupa o 18° lugar no ranking mundial. Desde 2013 que o mercado não sofre quedas.

São dados um tanto quanto positivos, não é? Mas você acha que este número seria o mesmo se as corretoras de seguros não seguissem um planejamento estratégico? sem visão de futuro e estrutura para crescer. 

Toda empresa precisa de um BOM planejamento: essa frase parece bem óbvia, mas ainda existem muitas corretoras de seguros que ainda não desenvolveram um. Infelizmente é muito mais comum do que pensamos, corretores se portam simplesmente com caçadores: Saem de manhã para caçar e acreditam que só vender vai trazer sustentabilidade para o negócio.. 

O planejamento é fundamental para manter a saúde financeira da sua corretora sempre em dia, e é uma etapa imprescindível para alcançar resultados a curto, médio e longo prazo. Em entrevista para o CQCS, o CEO da Alper ( Corretora de Seguros listada em Bolsa) explicou o que olha em corretoras para aquIsição: 

Já imaginou receber uma oferta de vender a operação de seguros que você construiu para um grande player do mercado?

Ahhh! Quem puder assistir todas as entrevistas, mostra o quanto uma visão estratégica levou a Alper a construir um negócio sustentável e gigantesco. E a noticia boa é que a Alper iniciou pequena como todos os corretores, mostrando que é possivel. 

Em um artigo publicado no portal SEGS, Paulo Guilherme Leal, especialista em Marketing Estratégico e Empreendedorismo, falou sobre os pontos que considera fundamentais para o desenvolvimento assertivo de empreendimentos. Ele diz que de nada vale focar no aspecto tático se a questão estratégica fica em segundo plano.

“Isso pode parecer simples, mas tem muita gente que não consegue nem enxergar quem são seus concorrentes diretos, muito menos os indiretos. Além disso, a falta de conhecimento sobre o próprio negócio faz com que o profissional, muitas vezes, fique batendo cabeça, simplesmente copiando o líder de mercado ao invés de tentar se diferenciar dele, achar um nicho, focar em pontos que o líder deixa a desejar, tentar entender qual a dor do cliente e atacar com uma solução”.

O sucesso de uma corretora de seguros vai além da questão comercial e do relacionamento com os clientes. O corretor pode fazer o que for para vender, mas se ele não tiver uma meta, não sairá do lugar.

Como o planejamento atua na vida do corretor diretamente

Grandes empresas utilizam o planejamento para crescer, pontos importantes como: Gestão de OKR (Objectives and Key Results), Business Model Canvas e Objetivos Smart para acompanhar, mensurar, qualificar e quantificar seus resultados. Elas ajudam a definir e a monitorar metas e objetivos mantendo todos os envolvidos engajados na mesma direção.

A Minha grande pergunta é : Sua corretora HOJE utiliza alguma dessas ferramentas? 

Infelizmente eu tenho a certeza que a grande maioria das corretoras não utiliza. 

Fazia tempooooo que não fazia um Jaba aqui, mas mais do propaganda isso é conhecimento. Há um tempo atrás comecei a questionar a Maria Luiza ( Corretora e embaixador Tutum), sempre perguntava para ela: – O que você acha que diferencia a sua corretora das demais?  E ela falava do dia a dia, dos sócios e sempre falei que tinha mais, então ela me relatou como montava a estratégia de crescimento da corretora, então juntos entendemos que era seu planejamento. Então fiz o convite para criar um método que pudesse ajudar o corretor no dia a dia, então criamos:

Método Smart Planning

Desenvolvido pela Maria Luíza Mello, embaixadora da Tutum, o Método Smart Planning é o método de planejamento estratégico voltado para corretoras de seguros que desejam potencializar suas vendas, 10 vezes mais eficiente que o planejamento tradicional.

Maria Luiza possui mais de 10 anos de experiência no mercado de seguros. É pós-graduada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e possui MBA em Gestão Empresarial pela IBMEC. É professora de Gestão do IDS na Pós-Graduação de Direito Previdenciário e Gestão de RPPS. É corretora de seguros e sócia gestora da Engarde Corretora de Seguros.

Hoje (23/06), às 19h, a Maria Luíza vai fazer uma live 100% gratuita e online sobre o Método Smart Planning, onde ela vai ensinar todas as técnicas e ferramentas que ela utiliza no dia a dia na própria corretora.

Para quem quiser acessar é só se inscrever:

https://materiais.comunidade.tutum-ead.com/planejamento-estrategico-live

Não esqueça de compartilhar esse conteúdo com um amigo corretor. vamos cada vez democratizar a educação em Seguros

Um abraço e até a próxima!

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