Seguro em Latim | 16 de dezembro de 2021 | Fonte: Pedro London

Chama o SUS

Não é de hoje que o assunto ataques cibernéticos vem tomando conta da mídia. E também não é de hoje que o corretor de seguros precisa ter conhecimento e deve ofertar o Seguro Cyber. 

Na semana passada, o SUS sofreu um ataque cibernético, que caso não fosse devidamente controlado, poderia ter tido um desenrolar desastroso para TODOS os envolvidos (Pacientes/população e o próprio ministério da saúde).

Esse Artigo, teve a ajuda da embaixadora da Tutum Carol Novaes, que é expert em seguros de linhas financeiras:

Segundo mensagem deixada pelos próprios invasores/hackers no site, mais de 50 TB de dados haviam sido copiados/excluídos, além de deixar a plataforma, que fornece o certificado nacional de vacinação, fora do ar. Imagina só, o Brasil é um dos países mais avançados em vacinação no mundo e todo o sistema cairia. 

Segundo as notícias, o site foi alvo de um ataque ransomware, que criptografa os dados e os impede de serem acessados.

Mas o quê isso tem haver com Seguro? Se você não sabe responder essa pergunta, eu te ajudo:

Caso o Ministério contasse com uma apólice de Seguro Cyber, os seguinte custos/consequências poderiam ser mitigados:

1 – Contratação de Especialistas em T.I para mitigarem riscos. 

2 – Pagamento do Resgate – Já teve casos aonde foi pedido uma quantia significativa em dinheiro para recuperar as informações ou não vazamento de dados. 

3 – Custos de defesa, acordos e indenizações – Com a LGPD somado a honorários advocatícios o dano é muito maior. 

4 – Multas LGPD – E por último, mas não menos importante, além de todos os custos mencionados acima, o SUS ainda corre o risco de ser multado com base na LGPD, pelo vazamento dos dados pessoais, multa esta que pode chegar a até R$ 50 milhões e também é uma das coberturas do seguro.

E hoje foi o SUS, amanhã podem ser seus clientes! 

Para conferir o artigo completo da Carol só acessar: 

https://comunidade.tutum-ead.com/blog/o-ataque-cibernetico-do-sus-sob-a-otica-do-seguro-cyber

AHHH e já ia esquecendo, a Carol e a Tutum, acreditam muito no cross-seling, então resolvemos dar um super desconto para leitores do CQCS que quiserem conhecer mais sobre o seguro Cyber e chegarem em 2022 com mais um super produto na carteira. 

https://comunidade.tutum-ead.com/course/seguro-cyber-riscos-ciberneticos

Mas atenção, as inscrições estão abertas por tempo LIMITADO

Se você gostou, achou úteis essas dicas, curta, comenta, compartilha, vamos fazer essa mensagem chegar nos corretores e cada vez elevar mais o nível do mercado.

Pedro London

Brasileiro, Curitibano por nascença e carioca por escolha, casado e pai do Miguel. Acredita que a educação informal tem o poder de mudar o mundo! CEO/Founder da Tutum-Escola de Seguros. Profissional com mais de 15 anos no mercado, iniciou sua trajetória como estagiário na Master Comunicação, sólida experiência pelo grupo Boticário atuando na categoria de Marcas e produtos e  Trade marketing. Fez o restante da sua carreira no mercado securitário aonde atuou como Lifeplanner®️️ na Prudential do Brasil e se tornou gestor comercial no Rio de Janeiro durante 5 anos. Hoje Empreende em Educação na área de seguros e criou sua própria Start-Up – Tutum - uma comunidade voltada para os amantes de seguro. Anjo investidor da Academia Médica e da Nammou.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN