Saber Sabendo - Ensinando e Aprendendo | 10 de janeiro de 2022

Inspeções de riscos em seguros

Eu tenho por convicção que se pode terceirizar qualquer coisa em uma seguradora, menos as áreas de subscrição de risco, que são o coração da atividade de seguros.

Uma das definições clássicas de seguro dizem que o risco (o efeito das incertezas sobre os objetivos) é a matéria-prima do seguro e os sinistros são a materialização dos riscos, onde se realizam as expectativas do segurado em relação à reposição das perdas incorridas.

 

Subscrever riscos é em parte uma arte, mas sobretudo é técnica, que tem entre os seus pilares o conhecimento do que está exposto nas transferências de riscos dos segurados para o segurador, o que se faz por meio da observação estatística da performance de riscos similares, de mesma atividade ou presentes nas mesmas regiões, mas também em função de suas características particulares.

É justamente por isso que inspecionar riscos, além de ser direito do segurador, está entre as práticas mais recomendadas para quem pretende atuar de forma responsável subscrevendo riscos.

Ao longo dos últimos 30 anos, o mercado de seguros foi deixando de inspecionar riscos, de maneira até irresponsável, sob a tese de reduzir custos. Aos poucos as seguradoras foram desmontando as suas estruturas internas próprias de inspeção e terceirizando sem critério a atividade, muitas vezes sem qualificar os prestadores de serviço. 

Os resultados dessa prática aparecem nos resultados das seguradoras e até na desistência de muitas delas em operar em determinados ramos, 

 Agora há um novo ciclo que já se percebe, em que as seguradoras concluíram que não há mais como operar

apenas com base em estatísticas, cálculos atuariais e predição matemática de resultados, porque os riscos são dinâmicos e uma série de sinistros advindos de subscrições malfeitas podem comprometer significativamente os resultados.

O problema é que o estado da arte que havia nas estruturas internas de inspeção de risco foi perdido e é necessário promover um resgate que passa pela formação de pessoal qualificado, tanto para as próprias seguradoras, quando para as prestadoras de serviço que operam para o mercado de seguros, incorporando a isso uma série de soluções tecnológicas que estão disponíveis.

INSPEÇÕES DE RISCOS EM SEGUROS

Pensando em tudo isso, em parceria com a ENS – Escola de Negócios e Seguros (Funenseg), construí um curso denominado Inspeções de Riscos em Seguros, que vai ocorrer de 14 a 18/02/2022, das 18h30 as 22h00, ao vivo, online, transmitido para todo o Brasil.  

Este curso é direcionado ao pessoal de subscrição de riscos das seguradoras e resseguradoras, aos inspetores de riscos das seguradoras e das empresas prestadoras de serviço e, também, aos corretores de seguros, porque é cada vez mais importante prestar serviço aos segurados para aceitação dos riscos.

SERVIÇO

Curso – Inspeções de Riscos em Seguros

Datas e Horários – 14 a 18/02/2022 das 18h30 as 22h00 (Online – Ao Vivo)

Investimento – R$ 550,00

Inscrições pelo link – https://www.ens.edu.br/cursos/cursos-livres-aulas-ao-vivo-inspecao-de-riscos-para-seguros-aulas-ao-vivo?inscricao=3005&ead=True

Informações – 3003-3949 (ligação local) ou (21) 3380-1549 ou (21) 3380-1551 ou [email protected]

Sergio Ricardo

Executivo dos Mercado de Seguros com mais de 20 anos de experiência. Mestre em Sistemas de Gestão – UFF/MSG, MBA em Sistemas de Gestão – GQT – UFF. Engenheiro Mecânico – UGF. Foi superintendente técnico e comercial na SulAmérica Seguros. Foi membro da ANSP – Academia Nacional de Seguros e Previdência e foi Diretor do CVG – Clube Vida em Grupo RJ. Fundador do Grupo Seguros – Linkedin. Associado da ABGP, PRMIA, IARCP. Colunista da Revista Venda Mais e do Portal CQCS. Coordenador de Pós-Graduação e Professor dos programas de Pós-Graduação do IBMEC, UFF, IPETEC UCP, ENS, FGV, FUNCEFET, UVA, CEPERJ, ECEMAR, ESTÁCIO DE SÁ, TREVISAN, IBP, CBV. É, atualmente, coordenador acadêmico de vários cursos de pós-graduação, como o MBA Saúde Suplementar http://www.ipetec.com.br/mba-em-saude-suplementar-ead/, do MBA Gestão de Negócios de Seguros http://www.ipetec.com.br/mba-em-negocios-de-seguros-ead/ e do MBA Governança, Riscos Controles e Compliance na UCP. Sócio-Diretor da Gravitas AP – Consultoria e Treinamento, especializada em gerenciamento de riscos, seguros, saúde suplementar e resseguro. www.gravitas-ap.com(sergioricar[email protected]).

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN