Vida em Foco | 27 de junho de 2024

O Acordar do Corretor de Seguros para o Seguro de Vida

Nos últimos anos, o setor de seguros de vida passou por uma transformação significativa, impulsionada por uma mudança fundamental no modo de pensar dos brasileiros, que buscam, cada vez mais, planejarem e se protegerem financeiramente.

Este novo momento, aliado à maior oferta dos seguros de vida, com a entrada de novos players no mercado, coloca a proteção das pessoas, suas famílias, empresas, sonhos e projetos, no centro da atividade da corretagem de seguros.

Este texto procura explorar essa evolução, destacando a importância do Corretor de Seguros em ser um consultor especializado em pessoas, bem como as várias ações de seguradoras que facilitam disseminar essa abordagem entre os profissionais do nosso mercado.

Historicamente, muitas corretoras de seguros se concentraram em vender produtos, geralmente seguros de automóveis e patrimoniais, oferecendo pacotes de seguros pré-definidos com foco nas suas características técnicas. No entanto, a realidade do mercado e a percepção dos clientes evoluíram. Hoje, os clientes buscam algo além de uma simples apólice de seguro, eles buscam soluções personalizadas que se alinhem com suas necessidades individuais, seus valores e seus objetivos de vida.

Essa mudança de foco exige que os corretores adotem uma mentalidade consultiva, tornando-se especialistas em pessoas. Isso significa ouvir ativamente, compreender as necessidades únicas de cada cliente e oferecer soluções que não apenas protejam, mas também sejam ferramentas inteligentes, rentáveis e que agreguem aos seus planos de vida. Um corretor que atua como consultor e solucionador de problemas não apenas atende às expectativas do cliente moderno, mas também cria relações de confiança duradouras.

Proteger um cliente envolve entender profundamente a sua situação de vida atual, suas necessidades, sonhos e principalmente os riscos aos quais ele está exposto, além da habilidade de mensurar os valores de suas consequências. O valor de uma relação consultiva, portanto, está em criar um ambiente de segurança, confiança mútua e de longo prazo.

Essa mudança de mentalidade, enfim, tem sido bem recebida pelos corretores de seguros. Em parceria com a Allianz Seguros, nos últimos dois meses, participei de 12 eventos presenciais em diversas regiões do país, alcançando mais de 2.200 corretores de seguros. Esses eventos têm se mostrado um marco na divulgação de uma nova abordagem consultiva na qual os Corretores de Seguros compreendem os benefícios de atuarem, genuinamente, alinhados com os interesses de seus clientes.

Os participantes desses eventos apresentaram uma paixão renovada e uma clara compreensão da importância de se tornarem especialistas em pessoas. Um percentual significativo dos participantes está pronto para abraçar o papel de consultores e, ao fazer isso, não apenas melhoraram suas práticas profissionais, mas também seus resultados, com um crosseling de suas carteiras, o que já vem ocorrendo em algumas regiões.

O despertar do corretor de seguros para a importância de proteger vidas, famílias, sonhos e projetos marca, acredito eu, um novo capítulo na indústria de seguros de vida. A transição de especialistas em produtos para especialistas em pessoas reflete uma evolução necessária e bem-vinda. E, como evidenciado nos eventos com a Allianz Seguros, essa mensagem está ressoando fortemente entre os profissionais do setor, sinalizando uma futura promessa para a corretagem de seguros de vida no Brasil.

Uma nova jornada, capaz de transformar o corretor de seguros em um consultor, não é apenas sobre adaptação às mudanças do mercado, mas sim sobre uma transformação inteligente na maneira de enxergar e atender os nossos clientes.

Parabéns Allianz, foi um grande prazer e honra, e que venham mais eventos, que mais seguradoras se engajem nessa missão de transformação, na missão de cuidar e proteger a nossa sociedade.

Rogério Araujo

O objetivo da coluna é disseminar a cultura do Seguro de Vida e Previdência Privada Complementar junto à população brasileira e aos profissionais do mercado de seguros. Através de uma linguagem simples e didática pretende quebrar mitos e preconceitos em abordarmos temas tão importantes como gerenciamento de riscos pessoais, o risco de viver muito, sem recursos financeiros, o risco de vivermos pouco, uma morte prematura, e todos os demais riscos pessoais que possam comprometer um correto planejamento financeiro pessoal, familiar ou empresarial. Rogério Araújo é corretor de seguros, desde 1998, brasileiro, casado e pai de três filhos de sangue, Thiago, Gustavo e Leonardo, cujas as iniciais deram origem ao nome TGL Consultoria, empresa criada em setembro de 2004, especializada em soluções em Planejamento e Proteção Financeira, utilizando-se de ferramentas como Seguros, Previdência, Planejamento Previdenciário, Contábil e Tributário, junto aos seus mais de 30.000 clientes ativos. Além dos 3 filhos, Rogério Araújo tem os filhos de coração, são mais de 250 crianças e adolescentes do Projeto Social IDAP, criado e administrado há mais de 13 anos, e que atende a região de Ribeirão das Neves, cidade na região metropolitana de Belo Horizonte, inclusive na própria TGL trabalham alguns jovens oriundos do projeto, mas esse é um assunto que certamente será abordado em alguns artigos, o Seguro como ferramenta de transformação social.

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