Nesse texto de junho de 2025, temos as seguintes conclusões.
1) Crescimento real do seguro continua
Em dados até abril de 2025, o crescimento real do setor de seguros continua. A variação nominal acumulada do mercado brasileiro continua entre 9% e 10%, para uma inflação estimada em quase 5% ao ano.
O gráfico abaixo mostra os números, separados por ramos.

Em destaque nesses primeiros meses do ano, o ramo patrimonial.
2) Seguro rural preocupa
Nessa abertura do ano, nos quatro primeiros do exercício, o seguro rural tem uma queda de receita nominal de 3%, quando comparado ao mesmo período do ano anterior. Um número negativo relevante.

O bloqueio do orçamento federal para esse ramo é um fator relevante para esse comportamento.
3) Crescimento econômico permanece
Pelas últimas previsões do Banco Central, a economia brasileira deve crescer de 2,0% a 2,5% em 2025. Esse é um ponto positivo e está diretamente relacionado às baixas taxas de desemprego existentes atualmente no país.

Ver gráfico.
4) Divulgado estudo da Mulher e o Seguro
A mulher já é maioria no segmento de seguros, mas ainda não tem a mesma proporção nos principais cargos executivos. Claro que houve melhoras (quando comparado ao cenário de há dez anos), mas ainda há coisas que precisam ser feitas.
Isso é o que revela o mais novo estudo da ENS a respeito.
Ver… https://ens.edu.br/livraria/detalhes/5o-estudo-mulheres-no-mercado-de-seguros-no-brasil

5) Enfraquecimento do dólar com relação às moedas.
No Governo Trump, o dólar tem enfraquecido em relação às principais moedas. Será que isso era tão necessário, sobretudo na velocidade ocorrida? Vários fatores podem explicar esse movimento: Por exemplo, política comercial do Trump, para estimular o saldo comercial, mas também pela incerteza quanto à política americana. O dólar perdendo como referência mundial.
É o que mostra os dois gráficos a seguir.

6) Lançado o estudo PMC
O Sincor-SP está lançando o estudo PMC.

Essa nova ferramenta vai permitir que os corretores possam avaliar os serviços das seguradoras, o “PMC Auto (Pesquisa para Melhoria Contínua, Seguro de Automóvel)”.
São perguntas de múltipla escolha, que serão úteis para essa avaliação. O questionário está no site da entidade.