Coluna - Heróis sem Capa | 24 de abril de 2023

Manifesto do Instituto da Criança: Por um futuro mais solidário

O movimento veio antes da formalização. Em tantos anos de Instituto da Criança o nosso passado reverbera com o nosso futuro. Tudo começa pelos idos de 1994 com um movimento solidário em apoio a crianças em situação de vulnerabilidade social. Então, se transforma numa organização social que articula diferentes públicos com uma gestão qualificada e reconhecida. O tempo passa, os anos passam e o Instituto da Criança ganha forma. Movimento e formalização, passado e futuro, presente em ação no exercício da solidariedade.

O “como fazer” nunca foi um problema. Fomos descobrindo ao longo dos tempos como nos adaptar, inovar e crescer nossa atuação. Das crianças, abraçamos os adultos, as famílias, os empreendedores sociais até nos tornarmos gestores sociais. Este é o nosso presente e nele viabilizamos projetos de naturezas distintas: educação, saúde, esporte, cultura, desenvolvimento comunitário, as temáticas se alternam e enriquecem o horizonte do IC. A Gestão de Projetos é a nossa força motriz e o combustível é a energia solidária para transformar a sociedade em um lugar mais digno e menos desigual. Sempre foi assim, desde o início.

Ao longo dos anos, aprendemos que tão importante quanto a quantidade de vidas impactadas é a nossa atuação para construir a cultura da solidariedade. Articular diferentes atores da sociedade em prol do bem comum. Muitos podem doar, muitos precisam receber; nós apenas conectamos esses dois mundos e assim multiplicamos forças. A cada novo desafio, uma nova articulação, um novo começo, um novo impacto social. Num ciclo de reinícios, aprendizagem e maturidade.

Sabemos que ainda estamos no início do caminho. O IC ainda é um embrião num jardim pulsando fertilidade social. E cuidamos bem do nosso jardim, atuamos com transparência, respeito e comprometimento de uma equipe mais que qualificada, engajada. Sonhamos com um futuro mais claro e com mais oportunidades para as pessoas.

Queremos nos desafiar a sonhar cada vez mais alto e cada vez mais sermos capazes de realizar todos os sonhos. Do propósito a inspiração, do exercício a solidariedade, transformando sonhos em existências. Para o IC, inspirar o exercício da solidariedade é proporcionar a existência de todas as formas da solidariedade, todas as oportunidades que vêm junto com ela. Solidariedade não é só uma palavra, é uma ação, um sentimento presente em todos nós que deve ser posto em movimento, como no início da nossa jornada.

Assim vemos o futuro, assim transformamos o presente, assim o Instituto da Criança promove o desenvolvimento humano com afeto e solidariedade.

Esta é a nossa mensagem ao futuro: O improvável não é impossível.