Notícias | 9 de junho de 2010 | Fonte: CQCS | 8 Pontos

Jayme Garfinkel – Presidente do Conselho da Porto Seguro S.A.

1- A Porto Seguro cresceu em números consideráveis neste primeiro trimestre com relação ao ano anterior. Esse crescimento deve-se à incorporação da carteira Itaú Seguros Automóveis e Residência?

O trimestre foi marcado pela recuperação das margens de seguros. Mesmo com as fortes chuvas, mantivemos nossa sinistralidade adequada, tanto pela recuperação do Saúde como pela rapidez no atendimento aos carros alagados. As despesas administrativas caíram e o resultado financeiro alcançou 139% do CDI. Além disso, a incorporação das carteiras de Automóveis e Residência da Itaú Seguros certamente contribuiu para os nossos resultados.


2- Qual é a sua visão sobre a consolidação do setor de seguros atualmente?

O mercado de seguros cresce e se consolida junto com a economia de um país, conforme a renda cresce e a população consegue suprir as necessidades básicas para buscar instrumentos que garantam segurança e proteção familiar.

As perspectivas para 2010 são animadoras. Segundo estimativas da Susep, o setor deve crescer 20% neste ano e apresenta potencial de bom desempenho nos próximos cinco anos, impulsionado também pelos grandes eventos que serão realizados no País (Copa e Olimpíadas) e obras de infra-estrutura programadas para diversas regiões.

Projetos desse porte movimentam ganhos em série: para o País, que cresce com a realização de grandes eventos e obras; para o mercado segurador como um todo, que acompanha essa expansão; e para ramos específicos, como o de resseguros e Garantia de Obrigações Contratuais (Públicas e Privadas), por exemplo, segmento no qual atuamos desde 2008 e que deve crescer 25% em 2010, de acordo com projeções da FenSeg.


3- Com um mercado mais competitivo a cada dia, como a Porto Seguro vem procurando se diferenciar das demais seguradoras, já que trabalha com preços até 15% acima da média do mercado?

Nosso diferencial está presente na extensa gama de serviços e benefícios oferecidos aos nossos clientes, que vão além da cobertura em casos de sinistro. Desde que assumimos a empresa, em 1972, procuramos oferecer aos segurados e clientes benefícios reais e serviços que pudessem efetivamente auxiliá-los. Inseparavelmente, cuidamos do atendimento de forma que fosse familiar, gentil e genuinamente interessado em resolver problemas que aparecessem.

Ao contratar uma apólice de seguros, o segurado tem como principal objetivo garantir o respaldo necessário para solucionar eventuais sinistros. Consciente disso, a Porto Seguro desenvolve seus produtos para oferecer garantias que amparem os clientes nessas ocorrências e vai além: cria benefícios e serviços para que o segurado usufrua sua apólice no dia-a-dia, e não apenas no momento de uma necessidade.

Com esse espírito é que a Companhia foi pioneira, já na década de 1980, no conceito de “Proteção Total”: oferecer produtos e serviços que ajudam a evitar o sinistro e amparam o segurado antes, durante e depois de qualquer ocorrência. A Porto Seguro foi a responsável por este tipo de iniciativa, o que acabou se transformando em uma tendência no ramo de seguros.

Todos os produtos da Corporação possuem benefícios agregados: desde serviços diversos à residência do cliente e atendimentos para ‘pets’, passando por descontos em estacionamentos e atrações culturais (peças de teatro, cinema) e estabelecimentos variados (restaurantes, estacionamentos, farmácias, clínicas de estética, entre outros), Help Desk em Informática, ‘Escola On-line’ (no Previdência Infantil), programa de relacionamento no cartão de crédito (Porto Seguro Visa), que possibilita aos clientes acumular pontos para trocar por desconto na renovação do seguro Auto, e muito mais.

Em dezembro de 2009, por exemplo, a Porto Seguro lançou o movimento “Trânsito mais Gentil: Um trânsito melhor começa com você”, para motivar motoristas e pedestres a terem atitudes gentis no tráfego. Em março desse ano, para motivar ainda mais a adesão ao Movimento, oferecemos como benefício um desconto de 5% no valor total do seguro para quem não possuir pontos na carteira de motorista, tanto para novos contratos, como para clientes que queiram renovar o seguro.


4- Como são vistas as oportunidades de crescimento, com a ampliação do setor, chegada de novos públicos consumidores como os das classes C e D?

O desenvolvimento econômico e uma melhor distribuição de renda são fundamentais para a economia como um todo, o que também alavanca o mercado de seguros. Na medida em que as classes C e D passam a ter maior poder de consumo, também se preocupam mais em proteger suas conquistas. Por isso é muito importante que corretores e seguradoras se preparem para oferecer opções a esses públicos, com capilaridade necessária para atendê-los adequadamente.


5- A principal campanha da Porto Seguro hoje é a “Transito Gentil”. Como podemos avaliar os resultados que a Porto Seguro vem obtendo através desta campanha?

Circulando pelas cidades aonde o movimento “Trânsito Mais Gentil” já chegou, podemos ter uma idéia do retorno positivo da campanha. Já é possível ver uma boa quantidade de automóveis que com o adesivo da campanha. Além disso, recebemos diversas mensagens de incentivo de pessoas que acompanham a Porto Seguro nas Redes Sociais, que fazem questão de nos parabenizar pela iniciativa.

No site oficial (www.transitomaisgentil.com.br), é possível conferir todos os vídeos já gravados, não só aqueles criados para divulgação, mas também filmes de bastidores e depoimentos dos artistas e apoiadores que participam da campanha. Há também vídeos espontâneos, de pessoas e motoristas que se engajaram no movimento, textos diversos, fóruns de discussão, fotos e links para mídias sociais. O corretor também pode passar em qualquer regional Porto Seguro para retirar seu adesivo para colar no veículo ou onde quiser.

Quanto ao resultado de negócios, ainda é cedo para fazer essa avaliação.


6- Qual é o modelo que a Porto Seguro vem utilizando atualmente para usar o Corretor como parceiro, tendo em vista alavancar as vendas?

Na Porto Seguro, sempre tratamos a excelência no atendimento aos corretores como questão estratégica – é a maneira mais simples para o contínuo sucesso da corporação. Por isso, oferecemos diversos canais e atendimento e relacionamento com estes profissionais. Recentemente lançamos um portal móvel com conteúdo exclusivo para corretores de todo o País. Pelo celular, no endereço m.porto.com/col, esses profissionais podem utilizar os diversos serviços do ‘Corretor Online’, ambiente já disponível na página da Companhia na internet. O portal possibilita ao corretor, por exemplo, acompanhar propostas de seus clientes e consultar comissões. Além disso, continuamos investindo em treinamentos, capacitação, programas de relacionamento e ‘portas abertas’ para ouvir o corretor, seja com críticas, elogios, sugestões, ideias ou propostas. A nossa bicicleta elétrica, a Felisa, surgiu da sugestão de uma corretora.


7- Quais são os principais projetos da Porto Seguro para este ano de 2010? Como o Corretor estará incluso?

Em 2010 pretendemos continuar inovando e surpreendendo tanto o mercado, como nossos clientes com produtos e serviços inovadores. Os corretores continuam como nossos parceiros, nosso canal de distribuição e relacionamento, tendo como missão disseminar a cultura do seguro pelo País.


8- Qual mensagem gostaria de deixar para o Mercado de Seguros?

Esse á um mercado que tem grande potencial de expansão em todos os ramos, e em todas as regiões do Brasil. A evolução do segmento acompanha o desenvolvimento e o amadurecimento econômico do País. O seguro é um importante instrumento de garantia e estabilidade para empresas, obras, investimentos, famílias. Portanto, o corretor tem um importante papel nesse cenário, comparável ao de bandeirantes e desbravadores. Os desafios se apresentam, e as oportunidades também. E os corretores podem contar conosco para todo o suporte e parceria nos segmentos em que atuamos.

11 comentários

  1. TRANSBUSADM E CORRETORA DE SEGUROS LTDA.

    10 de novembro de 2010 às 10:40

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  2. ALFERSA CORRETOR DE SEGUROS

    11 de junho de 2010 às 14:48

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  3. AC FIGUEIREDO CORRETORA DE SEGUROS

    10 de junho de 2010 às 20:24

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  4. AC FIGUEIREDO CORRETORA DE SEGUROS

    10 de junho de 2010 às 20:18

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  5. IBX SEGUROS E PREVIDÊNCIA

    10 de junho de 2010 às 20:14

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  6. IBX SEGUROS E PREVIDÊNCIA

    10 de junho de 2010 às 20:14

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  7. AC FIGUEIREDO CORRETORA DE SEGUROS

    10 de junho de 2010 às 20:12

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  8. MOLIV CORRETORA DE SEGUROS

    10 de junho de 2010 às 17:58

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  9. INSURANCE JOMAR CORRETORA DE SEGUROS LTDA

    10 de junho de 2010 às 16:59

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  10. VESÚ SEGUROS

    10 de junho de 2010 às 14:44

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  11. PESSOA FISICA

    10 de junho de 2010 às 14:04

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